O que faz um técnico em segurança do trabalho

Infelizmente, em nosso país, no Brasil, ainda há muitos acidentes no trabalho. Para ter uma idéia, de acordo com os dados mais recentes das estatísticas oficiais de acidentes do DATAPREV, verificou-se que há mais de 700 mil acidentes no trabalho por ano.

Você não acha que é hora de encararmos este assunto um pouco mais a sério?

Para ajudar a combater os acidentes, há o Técnico em Segurança Ocupacional e neste artigo vou ajudá-lo a entender mais o que esse profissional faz.

O que faz um técnico em segurança do trabalho?

Este especialista prepara atividades de segurança ocupacional e a preservação física de funcionários em empresas, edifícios e instalações industriais. Também faz a inspeção de equipamentos e condições de trabalho, investiga e analisa causas de acidentes e riscos. O especialista também desenvolve programas de treinamento e verifica o cumprimento das normas de segurança e procedimentos para o uso de medidas preventivas.


O que mais faz um técnico em segurança?

O profissional desempenha um papel fundamental em tudo que tenha a ver com a segurança do ambiente de trabalho. Em primeiro lugar, é ele quem vai avaliar o ambiente de trabalho para identificar qualquer tipo de riscos, irá definir quais são os equipamentos necessários para o bom desempenho das atividades dos colaboradores e também fará uma varredura de todos os processos internos. Então, com toda avaliação concluída, ele deve realizar um parecer técnico para que o empregador tome todas as medidas necessárias para reduzir os acidentes.

Quem pode ser um técnico de segurança profissional?

O profissional técnico de segurança do trabalho deve ser especializado no assunto, já que ele precisa de uma série de conhecimentos específicos, como a própria legislação de nosso país. As exigências para o exercício deste cargo estão descritas no art. 2º da lei nº 7410, de 1985. Dentre elas, destacamos o certificado de conclusão de curso de Técnico de Segurança do Trabalho, que, atualmente, é a única maneira possível de se conseguir atuar na área, já que os incisos II e III do mesmo artigo, que previam outras possibilidades, foram revogados por leis supervenientes. Podemos concluir que, essa é uma especialização para quem realiza curso técnico de 2º grau.

Onde atua o técnico em segurança?

O profissional desta área é muito requisitado tanto pelas empresas públicas, quanto pelas privadas, e a fiscalização dos órgãos públicos é cada vez maior, portanto, as empresas têm investido muito mais neste tipo de profissional.