O que faz um técnico de segurança do trabalho

Entendida como um conjunto de medidas que minimizam a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a Segurança do Trabalho é uma área multidisciplinar que tem como objetivo proteger a integridade e a capacidade dos profissionais.

O responsável por gerenciar as atividades voltadas à saúde e segurança de todos os colaboradores de uma organização é o técnico de segurança do trabalho, que trabalha arduamente para criar ambientes seguros e livres de riscos. Ele deve identificar potenciais perigos biológicos, químicos ou físicos, apontando e atuando no desenvolvimento de soluções junto à gestão da empresa.

O profissional em Segurança do Trabalho pode ser tanto um contratado fixo da empresa como um consultor que é acionado periodicamente para encontrar possíveis problemas no ambiente de trabalho, seja industrial, operacional ou não. Ele também pode ser um funcionário do governo, realizando inspeções oficiais e ocasionalmente emitindo multas pelo descumprimento de obrigações relacionadas à segurança.

O técnico da segurança do trabalho precisa ser uma pessoa com forte capacidade analítica, isso porque ele irá interpretar os dados de segurança de modo a propor novas formas de evitar incidentes. Esse profissional deve compilar relatórios sobre lesões, acidentes e avarias, além de dados brutos sobre a segurança do local. Ele pode, ainda, emitir boletins de segurança para os empregados e dar cursos para educar os funcionários sobre as práticas de trabalho corretas.

Uma vez que o técnico regularmente analisa e documenta as condições do ambiente de trabalho, ele deve se manter atualizado sobre normas de segurança industrial e leis de segurança locais, estaduais e federais.

Fonte: www.epi-tuiuti.com.br/blog/o-que-faz-um-tecnico-de-seguranca-trabalho/