Os maiores desafios de um TST

A profissão de técnico de segurança no trabalho é relativamente nova iniciou-se com o inspetor de segurança que apenas assistia as situações no ambiente laboral sem ter grande interferência, após surgiu o fiscal do trabalho e por fim o técnico de segurança no trabalho. Essa profissão é uma das mais louváveis e traz consigo uma gama muito grande de responsabilidades e legado.

O seu exemplo dentro da empresa é importantíssimo para que possa deixar marcado em sua carreira um legado que possibilite mudança na empresa e na vida das pessoas através da melhoria contínua de todos os seus processos.

A leitura é imprescindível, pois o profissional precisar estar sempre atualizado e antenado com tudo o que está acontecendo no mundo da segurança no trabalho. As leis e normas do trabalho também se alteram consideravelmente tendo, portanto, que estar acompanhando as mudanças.

Seus principais desafios:

RESPONSABILIDADE DA PROFISSÃO – é uma das profissões que mais atribui responsabilidade ao profissional. No campo teórico é responsável por diversos tipos de documentos, na prática tem que ser atuante, visitar o chão de fábrica, dialogar com os trabalhadores e ser a ponte com a alta administração. Adotar uma postura e política prevencionista não é fácil, a começar da alta administração que muitas vezes pensa que não faz parte dessa cultura. O envolvimento de todos depende também de como o técnico gerencia sua equipe para lhe trazer resultados mais positivos.

OS RISCOS AMBIENTAIS – o técnico de segurança no trabalho tem como atribuição identificar, controlar e monitorar diversos riscos ambientais existentes na empresa, coordenar todas essas informações e ações não é tarefa fácil, dificilmente uma empresa possui todos os riscos, mas cada agente é minucioso e merece atenção para sua eliminação ou controle. Além do mais atua na área prática e teórica para administrar cada risco e seus agentes.

CULTURA DOS INDIVÍDUOS – está aqui a tarefa mais difícil, complexa por natureza, pois lidar com ser humano não é tarefa fácil. O técnico de segurança tem que ser um pouco psicólogo, amigo, irmão e até pai exortando os demais. No ambiente de trabalho existe um grupo muito heterogêneo, é impossível agradar a todos e sempre terá um que irá contaminar os outros com uma opinião ou atitude negativa e aí o sistema se torna incompleto ou imperfeito por conta de alguns que não colabora com a melhoria contínua.

O técnico de segurança no trabalho tem muitos desafios pela frente, mas não é o bastante para desistir ou esmorecer, pois em todas as áreas há desafios ou complexidades que precisam ser enfrentadas e não evitadas.

Com essa atitude de profissionais que se esforçam para enfrentar questões complexas do mercado, a empresa cresce, os funcionários evoluem, a economia cresce e nosso país se torna de melhor qualidade. VÁ EM FRENTE, NUNCA DESISTA!

Fonte: blog.seton.com.br/os-tres-principais-desafios-do-tecnico-de-seguranca-no-trabalho.html